Pais contemporâneos

Essa dica é para as mães e pais que costumam refletir sobre sua maternagem (paternagem??). O filósofo suíço Alain de Botton analisa, nesse texto na BBC, a educação contemporânea.

“Qualquer pessoa que não tenha filhos e que já tenha observado de perto pais modernos, liberais e preocupados pode se deparar com uma experiência aterrorizante”, escreve ele.

“O cuidado e a atenção dispensados em detalhes da vida cotidiana da criança é assustador. Decidir o que ela comerá no jantar pode levar horas de uma cuidadosa negociação”

“Todas as questões feitas pela criança são respondidas com uma atenção infinita – quanto tempo se demora para atravessar a Terra, de um extremo ao outro? De onde vem o vento? O que tem dentro de um átomo?”

O suposto exagero no cuidado com a prole é explicado e justificado por ele analisando-se a história. Ao fim e ao cabo, diz, os pais em todas as épocas sempre quiseram garantir a sobrevivência e o sucesso dos filhos.

Só que hoje o mundo é um tantinho mais complexo, e não basta aos pimpolhos respeitar os mais velhos, escrever e contar mediocremente e aprender um ofício, como antigamente.

Elaborar o mundo e seu papel nele, ter autoestima, ser ousado e persuasivo são algumas das características que serão cobradas dos filhos tão logo eles coloquem o pezinho gordinho no berçário.

Daí a importância cada vez maior das experiências psíquicas das crianças -e, consequentemente, tanto maior a importância das relações que os pais estabelecemos com os filhos.

Vale ler o texto na íntegra aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s