reflexão rápida

Sempre fui de pensar muito, tentar racionalizar tudo. Mas agora, com a maternidade, parece que essa tendência se acentuou um pouco mais. Vira e mexe me percebo refletindo sobre coisas que sempre passaram despercebidas.

Hoje, por exemplo, vi a foto de um bebê com uma chupeta, dormindo no colo da mãe. A cena me incomodou um bocado, e levou certo tempo até eu entender por que: vivemos numa sociedade em que é ok um recém-nascido ser estimulado a ficar sugando um pedaço de borracha/silicone (ou uma tampa, como diz a música do Pequeno Cidadão).

Mas experimenta colocar o peito pra fora em certos lugares pra ver o que acontece. Experimenta deixar seu filho mamando à vontade. Experimenta amamentar em livre demanda. Ou experimenta amamentar um bebê de mais de um ano…

As pessoas não apenas aceitam mais, como até estimulam e encorajam o uso da chupeta no lugar do peito (porque o recém-nascido tem o impulso da sucção que, claro, é naturalmente destinado ao seio materno). Deixar bebê sugando o peito sem mamar, só pra aconchego e calma, por outro lado, nem pensar!, né?

Acho que ver a chupeta ali, tão naturalizada, como se ela fosse o ideal e não o peito, me fez cair a ficha que, desde que pequenos, somos envoltos num simulacro em que o artificial, o que “avatar” vale mais que o real, que o natural, que o instintivo.

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “reflexão rápida

  1. Sou mais tranquila em relação a tudo isso. Cada mãe sabe o q é melhor para o seu filho… tem mães q nem de amamentar gostam.. não acho um crime dar chupeta não. Acalenta, acolhe, tranquiliza. Meu bb mama até hj (1a e 8 meses) e nunca pegou chupeta!
    Adorei seu blog.
    Já estou seguindo.

    Beijos,
    Dany, Danielle
    http://www.danydanielle.blogspot.com

  2. oi Dany, obrigada. Não acho a chupeta em si o problema não. Entendo quem dê. A chupeta, na verdade, só me fez pensar, foi um símbolo, na verdade.

    ó, já dei uma passadinha lá no seu blog tb.

Deixe um comentário

