reflexão rápida

Sempre fui de pensar muito, tentar racionalizar tudo. Mas agora, com a maternidade, parece que essa tendência se acentuou um pouco mais. Vira e mexe me percebo refletindo sobre coisas que sempre passaram despercebidas.

Hoje, por exemplo, vi a foto de um bebê com uma chupeta, dormindo no colo da mãe. A cena me incomodou um bocado, e levou certo tempo até eu entender por que: vivemos numa sociedade em que é ok um recém-nascido ser estimulado a ficar sugando um pedaço de borracha/silicone (ou uma tampa, como diz a música do Pequeno Cidadão).

Mas experimenta colocar o peito pra fora em certos lugares pra ver o que acontece. Experimenta deixar seu filho mamando à vontade. Experimenta amamentar em livre demanda. Ou experimenta amamentar um bebê de mais de um ano…

As pessoas não apenas aceitam mais, como até estimulam e encorajam o uso da chupeta no lugar do peito (porque o recém-nascido tem o impulso da sucção que, claro, é naturalmente destinado ao seio materno). Deixar bebê sugando o peito sem mamar, só pra aconchego e calma, por outro lado, nem pensar!, né?

Acho que ver a chupeta ali, tão naturalizada, como se ela fosse o ideal e não o peito, me fez cair a ficha que, desde que pequenos, somos envoltos num simulacro em que o artificial, o que “avatar” vale mais que o real, que o natural, que o instintivo.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “reflexão rápida

  1. Sou mais tranquila em relação a tudo isso. Cada mãe sabe o q é melhor para o seu filho… tem mães q nem de amamentar gostam.. não acho um crime dar chupeta não. Acalenta, acolhe, tranquiliza. Meu bb mama até hj (1a e 8 meses) e nunca pegou chupeta!
    Adorei seu blog.
    Já estou seguindo.

    Beijos,
    Dany, Danielle
    http://www.danydanielle.blogspot.com

  2. oi Dany, obrigada. Não acho a chupeta em si o problema não. Entendo quem dê. A chupeta, na verdade, só me fez pensar, foi um símbolo, na verdade.

    ó, já dei uma passadinha lá no seu blog tb.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s