mais peito – dias 1 e 2

Depois de meses de procura, acho que finalmente encontramos uma pediatra bacana para o Enzo. Assim como o agora ex-doutor do pequeno, a “nova” é muito boa tecnicamente, professora de universidade e tudo o mais. E com algumas vantagens: é bem mais atenciosa com o bebê, faz questão de brincar com ele, conversar, participá-lo da consulta.

Avalia o desenvolvimento de outra forma, não apenas contabilizando o crescimento, o peso e calculando os percentis, mas perguntando como é o nosso dia-a-dia, observando o grau de interação que ele tem comigo e com o pai, procurando constatar se Enzo é feliz, se é amado, se tem um ambiente propício para o seu desenvolvimento intelectual e afetivo.

Para mim, essas já seriam diferenças e tanto, capazes de nos fazer bater o martelo pela substituição.

Mas tem mais: a moça fez umas continhas enquanto eu explicava como era a rotina de amamentação do Enzo e decidiu que deveríamos tentar tirar o LA das mamadas. Foi a primeira ped que finalmente teve interesse em arregaçar as mangas comigo e investir em -ao menos- reduzir a “complementação” de leite artificial na alimentação do meu filho (já contei aqui como e porque Enzo está em aleitamento misto desde uma semana de vida).

Abre parêntese: o ped anterior, que oficialmente* acompanhou meu filho desde o nascimento, já havia me passado, na consulta de 3 meses, todas as recomendações para que Enzo começasse a tomar suco e comer frutas com 4 meses e, aos 5, iniciássemos a oferta de papinhas salgadas -com carne vermelha. Desnecessário dizer que isso foi a gota d’água, né? E que eu não iria seguir a recomendação, né? Fecha parêntese.

De modo que desde de ontem, dia 7, estamos empenhados em aumentar minha produção de leite e fazer meu filho mamar o mínimo possível de LA.

A recomendação inicial era simplesmente não dar mais mamadeira. Mas eu já sabia que não seria possível, pois Enzo mama, em média, 90 ml de Aptamil por madada (são cerca de 6 ou 7 por dia). E eu sempre deixo à vontade para ele. Ou seja, ele mama o que quer apenas.

Daí que o que eu fiz, inicialmente, foi insistir um pouco mais com o peito e não oferecer as mamadeiras caso Enzo estivesse sossegado, sem demonstrar interesse em mamar. Em geral, eu sempre oferecia o complemento mesmo sem o pequeno “pedir”.

Ele já não gosta muito de mamadeira mesmo, sempre prefere o peito e, para dormir, só no peitinho mesmo. Então, não foi tão complicado reduzir a oferta de LA.

Só que, ao longo do dia, ele foi ficando com fome. Não saía do peito -e não aceitava mamadeira de jeito nenhum, o que achei curioso. Enzo passou, literalmente, o dia inteiro acoplado nos seios. Acordado. Nada de dormir, sem sonequinhas da tarde, nada. Ficou ligadão das 13h às 23h30.

Mesmo dando o banho antes da mamada final do dia (sempre faço isso para relaxá-lo e sinalizar que é hora de dormir), foi difícil ele embalar. O banho rolou às 20h, a mamada começou por volta das 21h, ele mamou pouco no peito, depois aceitou só 30 ml de Aptamil e quis peito de novo. Mamou mais um pouco, chupetou outro tanto e seguiu acordado, irritadiço, até por volta de 23h15, quando aceitou o seio de novo e começou a se aninhar para dormir.

A irritação, que começou à tardezinha, eu credito não apenas à fome que imagino que passou, mas também à mudança na rotina. Como ele não se sentia saciado e não dormia, toda a organização do dia dele (baseada nas mamadas e nos soninhos) se desfez.

Abre parêntese: Para saber mais sobre rotina na vida dos bebês, super recomendo este post aqui. Fecha parêntese.

No entanto, o saldo foi praticamente positivo: Enzo mamou mais no peito, acho que produzi um pouco mais de leite e, mesmo mamando pouco à noite em comparação com o que ele estava acostumado, dormiu super bem, até às 9h de hoje.

Agora sigo tentando, mas com mais cuidado para não deixá-lo passar fome e fazê-lo dormir durante o dia, essencial para acalmá-lo e afastar a irritabilidade (ele acordou meio irritadiço, by the way). A ped também recomendou, caso eu ache necessário, lançar mão da relactação. Já comprei o kit (da Mama Tutty, que custa pouco menos de R$ 30, não os R$ 200 e poucos do da Medela), esterilizei, tudo pronto para testar provavelmente amanhã.

Hoje foi mais tranquilo, Enzo dormiu bem, principalmente porque insisti bastante com o peito, mas ofereci a mamadeira quando percebi que não tinha leite suficiente. Ainda não sei, sinceramente, se será possível tirar totalmente o complemente de LA e amamentar Enzo exclusivamente com LM. Ele mama bastante LA, e eu sei que produzo pouco leite. Ainda que minha produção aumente com o estímulo -o que já vem acontecendo desde que eu desencanei da bobagem de horários para mamadas- não tenho certeza de que será na proporção ideal para alimentar o pequeno.

Mas a ped acha que sim e está disposta a me ajudar. Maridón também acha possível, de modo que apóia integralmente. Eu e Enzo queremos muito que isso aconteça. Sei que ele vai amar poder mamar só no peito. Para mim, ótemo se conseguirmos. Mas já vou comemorar um bocado diminuir bastante o LA. E semana que vem volto lá para pesar.

E vou contando por aqui a experiência. Alguma sugestão das mães mais experientes?

* O ex-doutor-do-Enzo, indicado pela minha obstetra, foi efetivamente quem acompanhou o meu bebê desde o nascimento. Mas não paramos de procurar alternativas tão logo ele receitou o NAN, na primeira consulta. Ou seja, ele era e não o ped do Enzo, sempre quisemos trocar, mesmo sabendo de sua competência técnica. Faltava achar alguém à altura dele e que fosse mais afinado com o que achamos ser essencial para o Enzo. Achamos.

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “mais peito – dias 1 e 2

  1. miriamnunes

    E optimo quando encontramos alguem que se interesse de facto pelo nosso filho tanto pela ligaçao do pai mae e filho nao apenas na estrutura fisica mas emocional tanbem 😀

    Beijo

    Me visite ;D
    Futura mama
    miriamnunes.blogspot.com

    • Nat

      Sim, acho isso muito importante. O pediatra precisa ter esse tipo de interesse, para orientar bem os pais, não é mesmo? E essa pediatra é super atenciosa!

Deixe um comentário

