#festa do Enzo: comidinhas saudáveis (parte 2)

Desde o começo do planejamento para a festa de primeiro aniversário do Enzo, um aspecto sempre ficou muito claro para mim: quero comidinhas e bebidinhas que meu filho possa ao menos experimentar. Claro que vai ter doces tradicionais, como brigadeiro, beijinho, cajuzinho. Claro que não dá para liberar geral para esses docinhos. Mas fazendo as guloseimas com alguns cuidados e modificações, é possível deixar Enzo comer um pouquinho.

Daí que o cardápio foi totalmente definido não apenas seguindo o critério do que é ou não saudável, mas do que é ou não saudável para um bebê de um ano. Então o bolo, por exemplo, cujos adultos convidados queriam que fosse de chocolate, vai ser um pão de ló simples com recheio de geleia caseira de frutas vermelhas e creme pâtissier (que leva apenas farinha, açúcar, ovos  e  fava de baunilha) com morangos.

Como a recomendação da OMS é que se evite o consumo de açúcar industrializado antes dos dois anos, o açúcar que será usado em todos os doces, incluindo bolo e creme, vai ser orgânico tipo demerara. O ideal ideal seria usar o mascavo, mas a boleira que está cuidando desse departamento não tem tanta afinidade com esse tipo de açúcar. Ela é muito boa e talentosa e está super disposta a fazer tudo de forma caseira e saudável. Portanto, avaliei que o demerara já estava de bom tamanho.

As receitas tradicionais de brigadeiro também sofreram certas adaptações, digamos. Eu mesma vou fazer usando chocolate de boa qualidade 70% cacau (tem menos açúcar), cacau em pó (açúcar nenhum) e creme de leite fresco no lugar do leite condensado. Tem mais gordura, mas é mais saudável (menos industrializado) e zero açúcar.

Estou avaliando se vamos fazer brigadeiro branco. A tentação insiste que “sim”. Achei uma receita muito apetitosa, com chocolate branco (claro), raspas de limão siciliano e pimenta rosa moída na hora. Curiosa, curiosa para saber como fica, mas aí, nesse caso, seria uma opção não tão saudável.

O beijinho e o cajuzinho também serão feitos com açúcar demerara, mas, nos dois casos, não terei como dispensar totalmente o leite condensado. No beijinho, consigo diminuir a quantidade e colocar um pouco do creme de leite fresco. Já no cajuzinho, não sei. De qualquer forma, se um docinho não for totalmente saudável, no balanço geral, ainda está valendo.

Minha mãe sugeriu hoje doce de abóbora. Achei ótima a ideia, pois Dri está com vontade do doce faz tempo, Enzo ama abóbora e, bem, mais saudável que isso só dando frutas pro bebê, ainda mais que a receita da avó dele é daquelas de antigamente, sabe como? Só vai abóbora, coco, açúcar (demeara, claro) e leite.

Os salgados, confesso, não estão 100% “certificados”. Vamos encomendar coxinhas (fritura!), todo mundo gosta, e calzones de calabresa (!) e queijo. Os calzones são assados, mas, mesmo assim, os recheios deixam a desejar no critério saudabilidade. Para nos redimir -e deixar Enzo comer- também vamos encomendar quiches (feitos pela boleira) e faremos, com a ajuda de uma amiga muito querida, sanduíches de metro com recheios bem gostosinhos e naturebas.

Ah, claro, as bebidas: cerveja (não pode faltar, todo mundo é cervejeiro por aqui), um ou outro vinho (meu pai gosta, a namorado do meu irmão também, eu até tomo, os tios tomam um pouco), e suco, muito suco natural. Vou comprar alguns, como os de uva (integral, orgânico, sem açúcar ou conservantes) e fazer outros (laranja, maracujá com gengibre, limão com couve, tangerina). Tudo sem açúcar para o Enzo poder beber livremente.

Falta eu testar algumas coisas, como as receitas novas de brigadeiro e alguns dos sucos. No caso do brigadeiro, preciso ver qual vai ser a consistência do doce e o rendimento. Já dos sucos, é bom eu descobrir com quanto tempo de antecedência vai ser necessário fazê-los para não perderem sabor ou ficarem ruins. Se for o caso, preparo os sucos algumas horas antes da festa. Do contrário, posso deixar alguns prontos na noite anterior, para facilitar.

Cardápio definido, preciso confessar, é um alívio. E olha que só conseguimos bater o martelo nisso tudo nesse fim de semana, depois que decidimos reduzir a lista de convidados (longa história que contei no post anterior, que sumiu. Estou dando uma olhada nisso, pois sumiu sumido mesmo, hoje à tarde). Em resumo, como o salão de festas do prédio da minha mãe, onde será a festa, tem lotação máxima de 40 pessoas, prevista no regulamento, acabamos decidindo chamar mesmo só os realmente mais chegados.

Fato é que estamos satisfeitos por poder oferecer ao Enzo comidinhas que ele realmente possa comer. Fiquei em dúvida quanto a isso, não sabia se conseguiria mesmo montar um “menu” que satisfizesse o meu filho, que ele pudesse comer e que também agradasse os convidados. Só resta o brigadeiro dar certo, o que, tendo em vista minha vasta experiência culinária e minha grande paciência para cozinhar -só que não-, é um desafio e tanto.

9 Comentários

Arquivado em Maternidade

9 Respostas para “#festa do Enzo: comidinhas saudáveis (parte 2)

  1. Tamine Maklouf

    Nat,
    Adorei as ideias. Também estou planejando o aniversário do Valentin e estou vendo como vou juntar a extrema naturebice alema com a tendência acucarada brasileira! A ver.
    Beijos!

    • Nat

      ahaha ahaha ahaha
      extrema naturebice alemã é ótema! 🙂
      aqui a pressão é inversa, né? estou suando a camisa pra convencer todo mundo (por todo mundo quero dizer os adultos da festa) a abrirem mão de certas guloseimas fritas, deixarem pra lá os brigadeiros 100% açúcar, se libertarem do bolo de chocolate e dos refrigerantes….

      bjos pra vc e pro Valentin! 😉

      • Tamine Maklouf

        Depois me conta como é esse brigadeiro alternativo….
        AH, tenho certeza que o povo vai adorar. A nao ser que vc tenha uma família bem inflexível! Mas no geral as pessoas gostam de novidades!
        Aqui, em vez de refrigerante as criancas bebem muito suco de maca diluído em água (pode ser com gás). Taí uma ideia boa: suco com água com gás: refrigerante DYI.
        Beijos e boa sorte nos preparativos!

  2. Ingrid

    Nat, o ideal é fazer os sucos no dia. Um saco, eu sei, mas além do valor nutricional, o sabor (já que vc vai usar a própria fruta) fica alterado. O de limão amarga, o de maracujá tende a ficar estranho e o de laranja pode ficar ácido, mesmo o de laranja lima. O que vc pode fazer é usar a polpa (a maioria das polpas que vendem no mercado não tem adição de nada, pelo menos as do mercado aqui perto de casa…) talvez fique mais prática a sua vida! Adorei sua idéia, eu quero muito que o Nicolas coma muito melhor do que eu, estou me forçando a comer um pouco melhor para poder ter um filhote bem saudável. Confesso que tá dificílimo depois de 30 anos de maus hábitos (não gosto de frutas por exemplo, como pq sou obrigada, quase nem lembro de comprar). Bjs!

    • Nat

      oi, Ingrid,

      suuuper obrigada pela dica. Vou me programar para fazer isso mesmo. Eu já estava achando que, de um dia pro outro, os sucos ficariam ruins. Polpa é uma boa ideia. Vou procurar opções nos mercados que costumo ir. E depois te conto.

      bjos

      • Ingrid

        Nat,
        Vc já testou a receita do brigadeiro? Vc compartilha??? Diz que sim???? 🙂

      • Nat

        ainda não deu tempo de testar, acredita?
        todos os ingredientes aqui já, vamos ver se rola hoje!
        compartilho sim, claro!! deixa só eu ver se funciona!

        bjos

  3. Oi Natty, ótimas idéias. O Doce de abóbora você pode colocar nos copinhos que o povo costuma colocar o brigadeiro de colher e colocar como topping amêndoas em lascas, ficará lindo e mais saudável. Você pode fazer salada de fruta também e colocar nos copinhos. Os sucos, recomendo que faça de polpa, pq senão vai ficar maluca cortando as frutas e fazendo na hora (fazer antes fica ruim). Ah, maracujá com erva cidreira fica uma delícia!!!! Viu, fiquei interessada na receita do brigadeiro com limão siciliano e pimenta rosa, coloca a receita aí vai…pleaaaase! Bjo

  4. Pingback: #festa do Enzo: brigadeiro 70% cacau (parte 3) | mãederna

Deixe um comentário

