#festa do Enzo: brigadeiro 70% cacau (parte 3)

No post anterior sobre os preparativos para a festa do Enzo, eu contei sobre umas receitinhas alternativas de brigadeiro, especialmente a de brigadeiro 70% cacau, que são mais saudáveis que o tradicional (que leva achocolatado e margarina, abolida aqui de casa, diga-se).

Ontem, finalmente, conseguimos testar uma das receitas. E a conclusão é que é muito fácil e rápida de fazer. Não levou nem 10 minutos pra ficar pronta, e o ponto certo é bem óbvio, o que não gera aquelas dúvidas todas em quem não está acostumado -como nós- com a receita.

Os ingredientes são:

-1 lata de leite condensado

-1 colher das de sopa de cacau em pó (não vale achocolatado nem aqueles chocolates em pó; tem que ser cacau mesmo. O consolo é que já está bem mais fácil de achar; eu comprei num supermercado)

-20 gramas de manteiga sem sal

-50 gramas de chocolate 70% cacau (em geral, as barras desse tipo têm 100 gramas. Pode ser de qualquer marca, mas quanto melhor for a qualidade do chocolate, melhor o sabor do brigadeiro e mais saudável será o doce, pois chocolates melhores costumam ter menos gordura e menos açúcar na composição).

-Confeitos para decorar (pode ser qualquer um, mas sugiro esses aqui, que são os tipo “split”. Se puder ser de marca boa, chocolate meio amargo, tanto melhor).

Daí é só jogar tudo na panela (menos os confeitos, claro), nem precisa derreter o chocolate à parte. Em alguns minutos, cerca de 6 ou 7, o creme já estará bem homogêneo. Mais um pouquinho e começa a desgrudar bem do fundo da panela.Não espere ferver, ok? Daí já pode desligar o fogo, esperar esfriar, enrolar e confeitar.

Na pressa ontem, não enrolamos tudo. Mas já deu pra ter uma ideia de rendimento, o que, pra mim, foi um dos poucos pontos negativos da receita. Vai render, no máximo, mas no máximo mesmo, uns 30 docinhos, o que é relativamente pouco para festa de criança. Claro que não estava esperando fazer uma receita só, mas estou acostumadas com as que rendem entre 45 e 50 unidades. Enfim, conto depois se rendeu mais que isso ou não.

O sabor ficou bem gostoso, descontado nosso grande deslize: esquecemos de comprar manteiga sem sal, usamos a com sal mesmo e, claro, o brigadeiro, bem delicado, acabou ficando meio salgado. Não prejudicou muito, deu pra perceber que vai ficar muito saboroso, mas está meio brochante, confesso.

Já deu pra perceber que sou ótema na cozinha, né?

Ainda falta testar a receita de brigadeiro branco e uma de 70% cacau com creme de leite fresco. Conto e posto as respectivas receitas testadas.

Ah, aqui vai o link de onde tirei a receita de hoje.

Anúncios

9 Comentários

Arquivado em livro de receitas do minimenininho

9 Respostas para “#festa do Enzo: brigadeiro 70% cacau (parte 3)

  1. Ingrid

    Nat, se a de creme de leite der certo, vai ser a melhor opção, porque o açúcar do leite condensado é pesado. Boa sorte!

  2. Ingrid

    Ah, encontrei essa receita que não vai leite condensado. E o adoçante culinário pode ser tirado também, aí demora mais um pouco pra dar o ponto. Se vc quiser testar…

    Ingredientes:
    – 1 xícara de chá de leite em pó desnatado
    – 1 colher de sopa de adoçante em pó para forno e fogão
    – ½ colher de sopa de margarina light
    – 1 colher de sopa de cacau em pó
    – ½ xícara de chá de água fervida
    Preparo:
    Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve a mistura para o fogão. Deixe no fogo baixo por 30 minutos, misturando sem parar para o brigadeiro não embolar.

    A receita rende 23 docinhos, com 31 calorias e 5,19 gramas de carboidratos cada – metade dos valores de um brigadeiro normal.

  3. Tamine Maklouf

    Nat,
    semana passada fui a um evento de cozinha brasileira. 3 alemas ficaram encarregadas de fazer o brigadeiro e tascaram a mao no cacau em pó na hora de misturar os ingredientes. Ficou super escuro e todo mundo achou que nao ia dar certo, mas ficou uma delícia! As brasileira acharam que ficou sem graca, mas eu achei ótimo.
    Beijos!

    • Nat

      Eu adorei o cacau em pó e o chocolate 70% no brigadeiro! Dri também aprovou! Eu agora quero testar a mesma receita só que com creme de leite fresco, que é ainda mais saudável, pois não tem açúcar.

      Depois conto como foi.

      bjocas em vc e no Valentin lindão

  4. Nat, vendo tudo que você está pesquisando e fazendo, só tenho uma coisa a dizer: Parabéns! Você é uma mãe mega consciente!
    Confesso que no quesito doces, não sou muito exemplo, pois troco qualquer prato por um brigadeiro, mas tento não deixar meu filho tão viciado quanto eu. Me preocupo com o que ele come hoje e com o futuro, mas não consigo pensar tanto nos detalhes como você. Parabéns mesmo! Essa festinha será um sucesso! bjo

    • Nat

      Obrigada, Dri! 🙂
      tento oferecer o que é melhor para ele. tive bons exemplos em casa também. minha mãe sempre se preocupou muito com nossa alimentação, tudo 100% natural, caseiro, cardápio variado. tanto que só comecei a tomar refrigerantes quase adulta! 🙂
      bjos

  5. Nat, pesquisando por aí sobre receitas de brigadeiro, encontrei a sua, e vou testa-la. A minha duvida é: pode congelar?!?!? VocÊ sabe responder???

    • oi, Marcyda, tudo bem?

      Poxa, infelizmente, não sei responder. Não precisei congelar, fiz no mesmo dia, então nem tentei. Na receita que eu peguei, também não tinha nenhuma indicação sobre isso. Sinto muito não poder ajudar.

      Abraços

  6. Waleska de Lemos

    Dá uma olhadinha aqui: http://fechandoziper.com/laticinio-tipo/leite-condensado/, tem análise de vários produtos. Vais te surpreender a quantidade de lixo alimentar que existe nos supermercados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s