“vai ser cada vez mais interessante viver neste planeta”

“Conheci” a Laura Uplinger no trailer do documentário “O Renascimento do Parto“. Mas ainda não sabia bem quem era. Pesquisei um pouco mais depois de receber uma indicação de uma amiga. Cheguei à página dela e me encantei com o trabalho que desenvolve e com as reflexões que propõe.

Daí achei esse vídeo –que é só um trailer– e resolvi compartilhar:

Resolvi compartilhar porque me provocou muitas reflexões e trouxe uma série de informações novas. E também porque deu uma acordada em ideias que estavam meio adormecidas por aqui, desde os tempos em que li González e Gutman pela primeira vez.

Faz tempo que tenho pensado sobre o tipo de sociedade que somos, especialmente no que diz respeito à acolhida (ou não) que damos à infância, reflexão constante da Uplinger. Do parto cesáreo agendado às escolinhas, babás, mil e tantas aulas, mil e tantos compromissos. Se não respeitamos nem o tempo das crianças, pra mim é óbvio que não as respeitamos como crianças.

No vídeo, Laura diz uma coisa que eu não tinha percebido: desde muito tempo, sempre que uma mulher teve dinheiro, delegou a terceiros os cuidados com os filhos. Mas isso está mudando, e talvez sejamos a primeira geração de mães para quem a maternidade ganhou a importância que realmente merece. Como já me disse uma vez a Mari Zanotto, não há nada mais político nessa vida que educar cria. E é disso que se trata esse vídeo da Laura. Vale a pena.

2 Comentários

Arquivado em Maternidade, parentagem por apego, paternidade, reflexões

2 Respostas para ““vai ser cada vez mais interessante viver neste planeta”

  1. tenho muito orgulho de fazer parte dessa nova geração. Mais do que isso, tenho muita esperança de que o meu filho seja parte influente da mudança que tanto esperamos no mundo. É disso que tiro forças para encarar minha tripla jornada diária!

    • eu idem, Camilla!
      acho que a gente ainda não tem dimensão exata do impacto que essas nossas escolhas, tão contrárias aos senso comum hegemônico, terão num futuro próximo. mas tenho certeza de que será revolucionário, porque se trata de inverter prioridades que estão aí, postas, há séculos (talvez milênios).

      bjos

Deixe um comentário

