a infância que não cabe na TV

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A gente até sabe que a Academia Americana de Pediatria (AAP, na sigla em inglês) recomenda que bebês até 24 meses não assistam à TV e que crianças a partir dos dois anos vejam, no máximo, duas horas diárias de programação televisiva. A gente até sabe que os argumentos principais da AAP para essa restrição fazem sentido. Segundo pesquisas daquela academia, ficou evidente que a TV prejudica a sociabilização das crianças com suas famílias, atrapalha a aquisição da linguagem e está no pacote do estilo de vida causador, em crianças, de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes tipo 2.

Se isso já não fosse motivo suficiente, tem mais: psicólogos têm apontado que o uso insistente das telas (**) diminui a concentração e a capacidade criativa das crianças. Tem textos interessantes para se começar a pensar sobre esse efeito aqui, aqui e aqui também. O tédio e o ócio, tão próprios da infância e tão importantes para o livre brincar e o desenvolvimento dos pequenos, são bastante prejudicados quando a criança fica boa parte de seu tempo diante de dispositivos eletrônicos. Para se entendiar a ponto de criar a partir disso, é preciso não ter distrações. Para ter tempo livre e “fazer nada” a ponto de achar algo realmente interessante pra fazer (e até para poder descobrir o que é interessante naquele momento), não se pode estar inerte diante de um aparelho que faz quase tudo sozinho.

Tudo o que vem pronto para a mão dos pequenos tira deles a possibilidade de experimentar, de criar. E é nessa experimentação, nessa criação, que eles são, que eles vivem.

Essa infância, a infância potencializadora, livre, plena, essa não cabe na caixa. Não cabe na TV (nem na escola, mas esse é outro assunto). Essa simplesmente não cabe nesse modelo de vida que a gente leva (outro assunto que rende). A infância da TV é a infância do entretenimento. E entretenimento não goza de muito boa reputação por aqui (“distração”, diz o dicionário. E quem disse que distração é coisa boa?).

Mas, o caso é que, no dia a dia, na realidade dos nossos afazeres e das nossas muitas limitações (inclusive de espaço, uma vez que muitos de nós moramos em apartamentos cada vez mais minúsculos), acabamos por fazer concessões a muitas coisas, inclusive à TV e às telas.

Aqui não foi diferente, especialmente quando comecei a lidar, ao mesmo tempo, com as tarefas do trabalho e com as tarefas de mãe. Como fazer uma entrevista de 40, 50 minutos com a cria chorando, querendo atenção e brincadeira? Liga a TV! Dá o celular para ele brincar! Bota um joguinho no tablet! Tudo errado, eu sei.

Resultado disso é que parte dessas coisas que eu só lia em teoria, estou vendo acontecer aqui em casa. Responsabilidade minha, meu pequeno, se eu deixar, passa o dia diante da TV. Justo ele que, há poucos meses, só assistia a programas com muita, muita insistência. Nós passávamos o dia inteiro com a tela desligada. O.Dia.Inteiro.Sem.Nadica.De.TV. Enzo nem se aproximava dela. E brincava, como brincava. Com tudo e qualquer coisa, das panelas, tampas, colheres e utensílios aos brinquedos, gizes de cera e papéis.

Nem parece o mesmo garoto que, agora, acorda e vai logo pedindo  “qué vê o Mêique” (no caso, o Mr. Maker, aquele programa inglês ótimo –só que ao contrário– de “artes” [hã hã] para crianças). Nem parece o mesmo que se planta diante da TV pra ver Sid ou DVD do Palavra Cantada ou qualquer coisa que esteja passando.

Enzo se desinteressou pelos utensílios domésticos, pelos não-brinquedos tão interessantes que sempre chamaram a atenção dele e desenvolveram sua criatividade; se desinteressou por vagar pela casa à cata do que fazer. Ele brinca muito, mas brinca melhor com a TV ligada, no melhor estilo “um olho no peixe, outro no gato”. As brincadeiras todas agora envolvem o Maker e o Sid. Ele continua criativo, mas a criatividade deles agora se baseia no que vê na TV. Cria a partir do Maker, a partir do Sid, a partir do Palavra Cantada. A TV virou sua referência.

Um dia, cheguei na sala e vi uma cena que me chocou profundamente: Enzo sentadinho, comportadinho, perninhas cruzadas, tão absorvido, mas tão absorvido, que não piscava! Não me viu ali –e olha que eu fiquei um tempão parada, chamando a atenção, falando. Ele nem olhou. Estava igual ao Calvin e ao Haroldo da tirinha aí de cima.

Que desperdício de talento, que desperdício de vitalidade, que desperdício de energia criadora, que desperdício de criatividade. Crianças não foram desenhadas para não criarem, para receberem a coisa criada pronta. É da natureza deles gerar coisas. É na geração, na fabulação, na invenção, na reprodução, na ressignificação, na construção/descontrução que eles se conhecem, olham pra si mesmos, constroem sua autoestima, desopilam, extravasam frustrações, se divertem, sentem prazer, curtem a vida, aprendem, crescem, se sociabilizam, questionam e se estimulam. É um ciclo virtuoso. Que a TV quebra. Vi isso acontecer aqui, é evidente. TV não é inofensiva.

E eu, que sempre fui favorável a oferecer pouca TV, mas que cheguei a julgar “exagerados” alguns pais que criaram os filhos sem o acesso nenhum ao aparelho, estou revendo muita coisa porque a prática que eu vi, vejo e estou vivendo aqui em casa me mostrou que a teoria faz todo o sentido.

Também estou num momento de revisão de valores, de questionar “verdades” que são tomadas como “universais” e “naturais” da condição humana (e nem estou falando dos “ismos” –machismo, racismo, sexismo–, mas de coisas bem mais profundas e ancestrais, talvez originárias dos preconceitos todos).

Tenho descoberto, gratidão especial à Ana Thomaz e ao Humberto Maturana, que muito do que a gente acha que é uma característica humana ou uma manifestação da condição humana, válida para todos os seres humanos no planeta, na verdade, é uma construção social. Ou consequência de padrões socialmente definidos pela nossa civilização. Daí concluí que, se é uma construção social e não faz sentido (como muitas dessas construções não fazem sentido pra mim), pode ser simplesmente desconstruída. Não no mundo lá fora. Mas aqui, na minha casa, na minha vida, no meu dia a dia.

E, nesse contexto, é ainda mais importante não atrapalhar o processo criativo do meu filho e a comunicação livre e fluida que ele tem com ele mesmo, característica de todas as crianças, justamente porque ainda não foram “educadas”, enquadradas, encaixadas, “socialmente construídas”.

Tamo junta, Mafalda! (***)

Tamo junta, Mafalda! (***)

[Tem um post interessante, recente, da Ana, que fala um pouco sobre isso. Não sobre TV, mas sobre a capacidade de conexão das crianças. Recomendo. Vá por aqui]

Então estou colocando em prática umas adaptações à nossa rotina para diminuir a exposição do Enzo à TV. Para começar, estou tentando observar e registrar o tempo em que a TV fica ligada, para ter ideia de em que pé estamos quanto ao consumo das telas. Sinceramente, não faço ideia de por quanto tempo o pequeno fica exposto.

O segundo passo é entender o percentual de atenção exclusiva que Enzo concede à TV. Porque, em geral, ele pede para ligar, assiste por dez, 15 minutos, e vai fazer outra coisa. O aparelho fica ligado, a pedido dele, que de vez em quando volta para dar uma olhadinha. Mas boa em parte desse período, ele está fazendo outra atividade.

Não que isso mude muita coisa. TV ligada é TV ligada. O caso é que eu quero entender bem a dinâmica dele com o aparelho para descobrir quais necessidades estão sendo transferidas para as telas.

Outro passo é me estruturar melhor para: 1) ter condições de sair com ele de casa para atividades ao ar livre (ou em outros ambientes) todos os dias e 2) poder oferecer alternativas verdadeiramente interessantes. Muitas delas dependerão mais de mim do que depende o consumo das telas.

Não quero proibir. Não acho proibição eficiente. E –o principal– é uma violência, um desrespeito, uso do poder e da força. Estou procurando não usar o poder com ele. De modo que a ideia não é que eu limite, mas que eu proporcione um ambiente tão bacana e adequado a ele que o filho mesmo prefira outras atividades mais instigantes.

Que TV que nada! Criança gosta mesmo é de criar

Que TV que nada! Criança gosta mesmo é de criar

Hoje, por exemplo, a TV ficou ligada na parte da manhã e num pedaço da tarde. Depois do almoço, ele me pediu para pintar com as tintas guache que ganhou ontem e deu muito certo. Esqueceu completamente da TV e passou a tarde todinha (e uma parte de noite: só topou tomar banho às 2oh!) pintando. Conectado, entregue, feliz, muito feliz. Nem sombra de irritação, aquela irritação de tédio que ele tem com frequência quando fica muito tempo vendo TV (ou fazendo alguma coisa vazia, que preenche tempo, mas não a necessidade dele).

Sei que é bem possível que ele reduza seu interesse pelas telas, porque sei que eu “viciei” Enzo em TV; porque já tivemos uma experiência semelhante com celular (em restaurantes, ele só parava quieto mexendo no aparelho. Hoje, basta levar giz e papel); porque criança não precisa nem gosta genuinamente de TV (ou das telas). O aparelho é apenas sedutor e fácil.

Para nós, acho que o caminho é esse. Sem pressa. Sem cobranças –nem de mim para mim, tampouco de mim para ele. Aproveitando o processo. 

(*) A tirinha do “Calvin e Haroldo” eu peguei daqui.

(**) Para este texto, “telas” (celular, tablet, notebook, desktop, games e congêneres) e “TV” são quase sinônimos. Tudo o que escrevi sobre a última, vale para as primeiras.

(***) A tirinha da “Mafalda” (Quino é um gênio!) veio daqui ó.

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13 Comentários

Arquivado em Maternidade, reflexões

13 Respostas para “a infância que não cabe na TV

  1. Não tenho televisão a 8 anos e tenho 4 filhos, eles assistem desenhos no computador, e quando estão na casa dos avós, mas antes da televisão ser ligada eles brincam com os avós e correm muitoooo no quintal, daí eu permito que assistam, acredito sim que a responsabilidade é minha… Bjos Flor

  2. Licia de Oliveira

    Olá Natalie! A TV aqui em casa chegou via babá, apesar das minhas recomendações… aí, começamos a buscar desenhos em DVD que ela gostasse e que, pelo menos, pudéssemos controlar o conteúdo, já que o meio estava posto. Descobrimos uns desenhos “mudos” (Miniscules) que a Lelê, com menos de dois anos adorava e, pasme, entendia, a julgar por seus risos. Creio que ela desenvolveu uma nova forma de interagir com os desenhos. Eu sofria muito com esta situação, mas relaxei quando percebi que ela tem todo o resto também: brinca na areia, toma banho de chuva, canta e dança comigo, joga bola com o papai, desenha nas paredes e brinca com as panelas, plantas e animais. Percebi que não existe fórmula pronta e, como nós quase não assistimos TV, ela foi se desligando e hoje quase não assiste mais. Fica bem pouco tempo, pois ela mesma descobriu que existem coisas mais legais. Ponto pra ela!
    Meus pais me ensinaram uma coisa: mostra as coisas boas, pois as ruins o mundo vai oferecer. Claro que não dá pra deixar pra lá, mas o importante é ensinar o espírito crítico para que ele saiba separar as coisas e isso, se os pais têm, os filhos terão com certeza. Seu filho logo mais vai esquecer a TV e saberá usar os computadores com inteligência!
    Parabéns pelo site!

    • acho que é bem isso mesmo, Licia. estou oferecendo coisas mais interessantes pra ele fazer e a TV tem ficado, aos poucos, em segundo plano. não precisa deixar de assistir, mas a TV não pode atrapalhar o livre brincar. é nisso que estou de olho. obrigada e volte sempre!

  3. O que você indica do Maturana?

    • eu estou lendo Maturana pela primeira vez. resolvi começar por algo mais próximo da fase que estou vivendo, então busquei textos dele sobre infância. achei o “amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano” e estou adorando. pra mim está sendo um bom começo. 😉

  4. Pingback: favoritos: boas leituras para o fim de semana | caderninho

  5. Pingback: a (falta de) TV e o “computador” do filho | mãederna

  6. Waleska de Lemos

    Gostei muito do teu texto. Os links do “Tem textos interessantes para se começar a pensar sobre esse efeito aqui, aqui e aqui também. ” não estão funcionando, uma pena pois gostaria de ler mais sobre o assunto. Abraços e sucesso na “destelevização” do filho.

  7. Olá! Por aqui também temos pensado e repensado sobre o uso da TV… se tiver interesse temos um blog onde contamos um pouco dessa experiencia… http://oratoquesaidatv.blogspot.com.br/

  8. Olá Natalie! Adorei o texto, pena q os marcadores não entraram…
    A minha experiência é q tive tv em casa até os 4 anos qd ela quebrou, e aí ficou decidido q não seria consertada nem substituída. Ficamos sem tv até os meus 23 anos. Somos em três irmãos de idades relativamente próximas então passamos a infância e a adolescência nos divertindo muito, brincando, lendo, picando papéis coloridos, pintando, cozinhando, estudando, etc…Gostávamos de assistir tv na casa dos outros, mas em casa não sentíamos a menor falta. Hj casada e com 32 anos eu tenho 2 tvs em casa, mas sempre me parecem um pouco desnecessárias…enfim, a vida sem tv pra mim é linda e divertida e é a q vou tentar transmitir para meus filhos, qd os tiver.
    Parabéns pela iniciativa e pelo seu processo!

  9. Janaina

    Bom eu cresci assistindo televisão e estou em um conflito pois não quero que a minha filha crie esse mesmo hábito… mas percebo que a TV ainda toma um grande espaço de tempo e atenção da minha parte, então preciso mudar primeiro para que a minha Lulu tenha em mim um exemplo….

  10. Luna Lambert

    Adorei o texto. Por aqui estamos passando por processos semelhantes. Meu filhote começou a ver TV um pouco depois de um ano, mas sem se concentrar muito. Facilitava um pouco meus inúmeros afazeres, então ia permitindo, mas de forma controlada e com observação. Depois, com a Babá, ele acabou ficando expert em personagens de desenhos e pedia filminhos que nem eu sabia quais eram. Isso me incomodou profundamente e fui tentando achar maneiras de desviá-lo. Acaba que, por fim, ele também fica brincando com outras coisas enquanto a TV fica ligada e isso me dá a impressão que o prejuízo é pequeno. Foi bom ler o texto, para me lembrar de podar um pouco mais o ato de ligar a TV.
    Tem um detalhe que tenho observado nas crianças que conheço… as que foram muito expostas à TV antes de um ano, são extremamente agitadas. Imagino que pelo hiperestímulo de cores, movimentos e sons num momento em que o cérebro não está preparado para recebê-los. Alguém aí também já verificou isso?
    Grata pelo texto!

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