dilema revisitado # 2: a escolinha

No domingo, contei aqui que estou enfrentando meio tardiamente uma versão do velho dilema “carreira x maternidade”, só que com uma roupagem nova, mais leve: trabalho em home office e, agora que Enzo é um minimenininho e não mais um bebê, tem ficado mais difícil conciliar as obrigações de mãe com as de jornalista, já que o pequeno (ainda bem) é super ativo, super inteligente e requer cada vez mais atenção por mais tempo. Daí que concluí que preciso de ajuda de algum tipo, seja uma babá ou seja uma escolinha.

Como Dri estava em férias até hoje, resolvemos visitar as escolinhas aqui perto de casa só para termos uma ideia do que há à nossa disposição. Até agora, fomos em uma só. Uma outra visitaremos na quinta e a terceira, na sexta.

Mas essa primeira experiência me deixou um tanto mais simpática às escolinhas que às babás. Gostei bastante do que vi e do que ouvi. Para começar, as salas têm poucas crianças e, já a partir de 1 ano e 2 meses, os bebês deixam o berçário e vão para o maternal. Qual a diferença? As atividades. No maternal, eles já são estimulados a ler, pesquisar, contar, já definem os temas com os quais querem “trabalhar” naquele semestre, plantam, colhem frutas, fazem aulas de culinária e música, teatro e pintura, escultura…Ou seja, deixam de ficar “estacionados” esperando os pais voltarem. Ao invés disso, têm uma vida estimulante de fato.

A escola se diz construtivista. Muitas dizem isso hoje em dia, mas botei alguma fé nessa, ao menos levando em conta o que a coordenadora nos mostrou/explicou. Como eu estava contando, são os próprios alunos que definem temas a serem abordados, que serão trabalhados transversalmente ao longo do semestre ou do ano, em várias, digamos, “disciplinas”. A duração do tema também depende do interesse do grupo.

Por exemplo: a sala do maternal, que abriga os pequenos com idade entre 1 ano e 2 meses e 2 anos, havia escolhido os peixes como tema para o primeiro semestre. Fizeram pesquisas em livros, procurando figuras do animal, assistiram ao “Procurando Nemo” para identificar os peixes, seus “amigos” e habitat, ouviram e fizeram contação de histórias tendo esses bichinhos como protagonistas, colaram, pintaram e “moldaram” peixinhos, fizeram gelatina azul (cor do fundo do mar) nas aulas de culinária, aprenderam a contar enquanto faziam as comidinhas e assim por diante.

Como aqui em casa é tudo fora da caixa, por favor, valorizo muito propostas pedagógicas um pouco mais progressistas, por assim dizer (embora eu ainda me espante que, tendo em vista as opções mais comuns, Piaget seja progressista…). Também gostei do ambiente: casa espaçosa, com quintal amplo, cheio de verde, onde está instalado o play da garotada. Tem tanque de areia ao ar livre e também espaço coberto com diversos brinquedos para os dias de chuva. Há árvores frutíferas (jaboticaba, jaca, mexerica), horta e, melhor de tudo: as crianças realmente consomem esses alimentos colhidos do pé por eles mesmos, sempre que as árvores “dão” alguma coisa.

Na biblioteca e nas salas de aulas, os livros estão à mão das crianças, que podem pegar quais quiserem, sempre que quiserem. Estão bem cuidados e separados por idade, para que sempre sejam adequados à faixa etária que ocupa a sala. Esqueci de perguntar se os pequenos são estimulados a levar livros de casa para compartilhar com os amigos. Mas já tomei nota e vou tirar essa dúvida. A sala de artes é grande e cheia de materiais que podem ser usados livremente, de acordo com a escolha de cada um. Só não tenho certeza ainda se há um horário definido para isso ou se eles podem ir à sala quando quiserem. Mais uma para checar.

Agora o que mais me deixou feliz mesmo com a escolinha foi o clima.Pode parecer bobagem, mas levo muito em conta como eu me sinto no lugar para avaliá-lo. E nós três (Dri, Enzo e eu) tivemos o mesmo comportamento relaxado na escola, como se estivéssemos em casa. Notamos carinho e cuidado das professoras e berçaristas com os bebês, vimos um monte de crianças aparentemente bem satisfeitas, sentimos uma certa harmonia no ar e, mais importante, percebemos que Enzo esteve muito à vontade o tempo inteiro.

Entrou em várias salas sozinho, mexeu nas coisas, caminhou tranquilamente pela escolinha, escolhendo seu percurso entre o que chamava mais sua atenção, arranjou uma amiguinha no berçário, elegeu um brinquedo por lá, fez amizade com a berçarista, esqueceu de nós dois e ficou por cerca de meia hora só brincando com as novas companheiras, até que tivemos de tirá-lo de lá (era hora de ir embora, afinal).

E aí foi um chororô sem tamanho, com muito ranger de dentes, gritinhos revoltados e lágrimas, um monte de lágrimas. Para mim, foi um ótimo sinal em relação à escola e- mais ainda- uma surpresa e um sinal de que Enzo talvez esteja precisando de atividades mais estimulantes do que ele tem tido aqui em casa (próximo post).

Não estou nada decidida

Parece discurso de uma mãe convencida a deixar seu bebê na escola, né? Mas não é, não. Pelo contrário. Há os contras e eles pesam muito:

1) Quando penso em deixar Enzo 4 ou 6 horas numa escolinha, por mais bacana que seja, não sinto alívio, sinto apreensão. Acho que ele não está pronto, porque penso que um bebê desse tamanho ainda precisa muito de mãe por perto, de coisas familiares, de segurança e proteção que só se encontra no lar.

2) Não gosto nada da ideia de Enzo ter um compromisso, uma obrigação tão pequeno. Se ele pudesse ir à escola quando quisesse, pelo tempo que quisesse seria ótimo. Mas não é assim que funciona.

3) Por mais liberal e bacaninha que seja a escola, há horários, regras, um certo enquadramento desnecessário, especialmente nessa fase. Os horários de almoço e lanche, por exemplo, são bem rígidos, pois é preciso dividir o refeitório de forma a não colocar os muito pequenos para almoçar com os grandões (o colégio tem alunos de até 10 anos). Pior: deve haver horário para aulas de artes, música, literatura, educação física (a confirmar, mas é quase certo). Não gosto disso. Na minha escola ideal, cada um faria atividades lúdicas e artísticas quando quisesse, poderia escolher livremente entre ir tocar um violãozinho ou botar a mão na argila. Não dá para esperar que a criatividade das crianças, ainda mais pequenininhas, aceite o cabresto dos horários mais convenientes para a equipe. Em casa, Enzo é livre como tem de ser e passa o dia inventando novos desafios, exercitando a curiosidade, a criatividade, o raciocínio. Bola brincadeirinhas, nos envolve, cansa delas, troca por outras, vai ali na cozinha pedir uma fruta ou leite, volta a brincar, pega um livro, devolve o livro, enfim, exercita suas múltiplas capacidades sem amarras. Limites podem ser importantes, mas quando têm um objetivo educacional, o que não é o caso dos limites impostos nos colégios (não sou nada fã de “disciplina” por disciplina).

4) Os pediatras que respeito indicam colocar os pequenos nas escolas depois de completarem 2 ou 3 anos. E não apenas por causa das viroses e doencinhas, mas por conta da necessidade de afeto e atenção exclusiva que demanda antes dessa faixa etária.

5) Acho que em casa, sob meu olhar e meu carinho, Enzo estará melhor, ainda que privado de um certo desenvolvimento e de uma sociabilização que a escola promoveria.

Digamos que essa visita à escola (e as próximas, sobre as quais conto depois) me deixaram mais tranquila em relação às possibilidades de desenvolvimento do  Enzo, em relação às opções pedagógicas que teremos, à maturidade e independência do meu minimenininho (que parece pronto para ser um tanto mais livre e para novas amizades), em relação a como ele vai lidar com o futuro colégio. Também me mostraram diversos pontos a refletir em relação à maternidade que estou exercendo. Há muito o que melhorar e vou voltar nesse assunto no próximo post.

Mas ainda não acho que seja hora do pequeno ir pra escola. Por outro lado, também não sei se quero uma babá. Por ora, vou tateando as opções (entrei em contato com agências para assuntar a contratação de uma babá) e agradecendo mega o socorro das mães. Agradeço também quem deu dicas preciosas no facebook (alô, Tamine, Silvia, Claudia!) e o comentário muito inspirador da Ingrid no post anterior.

4 Comentários

Arquivado em Maternidade, reflexões

4 Respostas para “dilema revisitado # 2: a escolinha

  1. Nat,
    Vi o outro post, mas não deu pra comentar. Então, eu sou das que acham que o melhor lugar pra criança pequena é com os pais. Mas, claro, isso nem sempre é possível e o teu caso ta mesmo complicado, pois sei bem que quanto maior o bebê, maior a demanda de atenção e não deve ser nada fácil trabalhar com bebê do lado. Entre escola e babá, prefiro escola porque simplesmente não confio em deixar filho meu sozinho com desconhecido. No teu caso você estaria presente, então não seria problema. Mas também acho que pode acontecer de mesmo com a babá o Enzo pedir muito da sua atenção porque você ta perto, ou não ficar de boa com a babá e assim você também não vai conseguir trabalhar. Quanto aos “benefícios” da escola, de desenvolvimento e socialização, acredito que isso seja coisa mais nossa, dos pais. Realmente não faz diferença pros pequenos. A melhor maneira da criança se desenvolver é brincando livremente e ela não precisa de escola pra isso e também não precisa dessa socialização toda que nós pais queremos pra eles. Crianças pequenas brigam mais do que brincam juntas. Enfim, eu sei que não to ajudando em nada, acho que qualquer escolha tem sempre lados positivos e negativos. Sei que cada mãe sabe escolher o melhor pro filho e teu coração de mãe vai te guiar para a melhor escolha pra vocês.
    Beijos

  2. Ingrid

    Nat, que bom!

    É angustiante imaginar que seu filho não estará tão bem assistido quanto em casa, mas antes de tomar a minha decisão (com direito a conversar com o marido pra ver se haveria a possibilidade de eu parar de trabalhar) eu pesquisei sobre essa questão escolinha. E descobri que há estudos que estabeleceram a melhor época para colocar a criança na escolinha (joga no google que aparece um monte de artigos), benefícios, etc, etc. Eu estudei em colégio construtivista praticamente a vida toda e por acaso a escolinha do Nic segue a metodologia Jean Piaget. Tenho tentado aplicar também em casa o método Montessori para a organização das coisas e tá legal, não está forçado. A rotina dele não é muito rígida na escolinha não, elas tentam alimentar, dar banho e brincar mais ou menos no mesmo horário não só por conveniência, mas porque também já foi bastante provado que crianças precisam de rotina sim, mas não espartana e muito menos mamãe tigre asiática, só que é bom pra regular o intestino, pra eles não ficarem ansiosos por não saberem o que vai acontecer sem necessidade. Conversa bem com a escolinha sobre essa questão de horário, pq a flexibilidade é imprescindível, tem dias que eu deixo ele lá já alimentado e tem dias que ele não quis mamar logo em que acordou, mas 5 minutos depois de chegar, fica com fome…. e as “tias” dão a mamadeira belíssimas, anotam o horário na agendinha e pronto, sem crise e sem “ah, mas não tá na hora”. E quanto ao feeling que vc falou sobre gostar do clima, confie nele. Em todas as visitas levei o pequeno junto e as reações dele me ajudaram na escolha… já troquei de pediatra por causa disso, gostava da antiga mas ele chorava, então agora gosto do atual e ele não chora, olha que beleza… Boa sorte, você tem a opção de escolher com calma (naquelas…) então pese o que acha necessário quantos vezes for preciso até vc se decidir. E mesmo que eu não voltasse a trabalhar, eu o deixaria na escolinha umas poucas horas por dia também. Bem pouquinho, só pra ele ter amigos 🙂 Um beijo! Tô aqui acompanhando sua saga, torcendo pra você ficar tranquila!

  3. Pingback: curtinhas recentes | mãederna

  4. Pingback: dilema revisitado # 3: as reflexões sobre maternagem | mãederna

Deixe um comentário